Arquivo de Artigos

22/12/2012 13:04

VELHINHO É MÃE

Por: Diego de Oliveira   Com quantos anos se faz um velho? Cujo rosto navalhado pelo tempo, nada mais é que um mapa histórico, da errante odisseia de sua vida. No qual as velhinhas sopradas pelos aniversários da juventude, hoje já não encontram se quer uma brisa mais acanhada ou fóbica...

—————

18/12/2012 20:51

A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA PLURAL

ANA LÚCIA AMARAL - FaE/UFMG   O propósito deste trabalho é discutir a dificuldade encontrada por professores participantes da implantação de propostas pedagógicas inovadoras no que tange à falsa concepção de dicotomia entre conteúdo e forma. Esses professores têm encontrado dificuldades...

—————

21/11/2012 10:36

A Educação De Jovens E Adultos No Brasil

 Ivonete Maciel Sacramento dos Santos*    Resumo Este artigo apresenta a trajetória da educação de jovens e adultos no Brasil estabelecendo relações com os diversos contextos históricos a partir das políticas públicas implementadas desde a Colônia até os dias atuais e...

—————

15/11/2012 09:59

Por que jovens de 15 a 17 anos estão na EJA

Elisângela Fernandes (novaescola@atleitor.com.br). Colaboraram Anderson Moço, de Juazeiro do Norte, CE, Aurélio Amaral, de Sertãozinho, SP, Beatriz Vichessi, de Marabá, PA, Rodrigo Ratier, de Teresina, PI, e Verônica Fraidenraich, de Curitiba, PR A presença de adolescentes na Educação...

—————

15/11/2012 09:36

Sim, professor pode ser idealista

  A crença no poder transformador da Educação já levou a concepções ingênuas da profissão como heroísmo ou sacerdócio. Mas, num mundo em que cada vez é mais difícil ensinar, o idealismo pode se juntar ao conhecimento pedagógico na atuação docente Rodrigo...

—————

20/09/2012 11:29

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A PRÁXIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Teresinha de Jesus de Paula Costa Resumo: Devido à dinâmica política e econômica da sociedade atual, muitas crianças ficam tempo integral com suas mães, apenas, no período de Licença Maternidade. Pois, os pais estão matriculando seus filhos na Educação infantil, cada vez mais cedo. Logo, a...

—————

19/09/2012 23:09

AS EXPERIÊNCIAS DE AFETO NA INFÂNCIA

Anderson da Silva Soares Introdução Nas investigações mais relevantes sobre o comportamento humano, na contemporaneidade, tem-se construído valiosas reflexões sobre a importância da afetividade nos primeiros e primordiais anos de nossas vidas e formação. Especificamente correntes da...

—————

19/09/2012 23:02

A DIALÉTICA ENTRE AFETIVIDADE E COGNIÇÃO

Luciana Vieira de Barros Silva Sandra Patrícia Ataíde Ferreira   Resumo O objetivo deste artigo é analisar como o fenômeno da afetividade vem a interferir no processo de construção do conhecimento do sujeito, bem como, discutir a relevância da relação eu-outro no processo de promoção...

—————

31/07/2012 19:15

Pai não é professor particular

Por: Rosely Sayão Na volta às aulas, dê ao seu filho a chance de se apropriar de seus estudos e de saber que ele dá conta sozinho A criançada está de volta à escola. Foi bom esse tempo sem rotina, sem horário e sem obrigações escolares. Mas, será bom, também, o retorno a uma vida...

—————

14/07/2012 10:20

Alfabetização e Letramento: Repensando o Ensino da Língua Escrita

  Silvia M. Gasparian Colello FEUSP silvia.colello@uol.com.br   Se, no início da década de 80, os estudos acerca da psicogênese da língua escrita trouxeram aos educadores o entendimento de que a alfabetização, longe de ser a apropriação de um código, envolve um complexo...

—————



>