Arquivo de Artigos

07/10/2011 09:27

Formas criativas para estimular a mente de alunos com deficiência

  O professor deve entender as dificuldades dos estudantes com limitações de raciocínio e desenvolver formas criativas para auxiliá-los Por: Cinthia Rodrigues De todas as experiências que surgem no caminho de quem trabalha com a inclusão, receber um aluno com deficiência...

—————

05/10/2011 15:06

Uma profissão em movimento

A Revista Educação de janeiro de 2011 publica reportagem sobre a Pedagogia e suas transformações ao longo das últimas décadas, derivadas de mudanças das concepções de educação e de demandas sociais.  Nos longínquos anos 60 e 70 do século passado havia uma grande demanda pela formação de...

—————

05/10/2011 14:52

RESENHA DO LIVRO: "Pedagogia e Pedagogos, para que?

  José Carlos Libâneo, São Paulo: Cortez, 2005. 200p. (8. ed.) O livro reúne textos escritos ao longo da década de 1990 por José Carlos Libâneo com a intenção de responder à pergunta que dá título à obra. Como se trata de um autor cujo pensamento é amplamente conhecido nos meios educacionais,...

—————

08/07/2011 09:52

I Mostra de Trabalhos do Curso de Pedagogia

Com o objetivo de socializar com a comunidade acadêmica as atividades realizadas nas disciplinas  Gestão em Instituições Escolares e Não Escolares e Literatura para Crianças e Jovens, os acadêmicos do curso de Pedagogia da Faculdade do Vale do Itapecuru, realizaram no dia 28 de junho a...

—————

06/07/2011 10:10

Resenha do livro "Reflexões sobre a alfabetização", de Emília Ferreiro

 Por Beatriz Vichessi   Lançado em 1981, este livro é um dos melhores materiais para quem quer iniciar o estudo a respeito da psicogênese da língua escrita A  investigação acadêmica organizada por Emilia Ferreiro a respeito da alfabetização, iniciada em 1979, revolucionou o jeito de...

—————

06/07/2011 10:03

Por que as crianças devem aprender a escrever com letra de fôrma para depois passar para a cursiva?

Por: Beatriz Vichessi  Esta escolha está relacionada ao processo de construção das hipóteses da escrita. Durante a alfabetização inicial, os pequenos trabalham pensando quais e quantas letras são necessárias para escrever as palavras. As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa...

—————

06/07/2011 09:52

Você sabe interpretar as hipóteses de escrita de seus alunos?

 Por Paula Takada As crianças, os jovens e os adultos não alfabetizados formulam ideias sobre o funcionamento da língua escrita, antes mesmo de frequentarem (ou voltarem a frequentar) a escola. Essas teorias internas evoluem por meio de reflexões que o próprio aluno faz sobre o sistema de...

—————

03/06/2011 20:53

A relação Escola e Familia

  Por Sonia das Graças Oliveira Silva   Hoje em dia há a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família. A escola é uma instituição que complementa a família e juntas tornam-se lugares agradáveis para a convivência de nossos filhos e alunos. A escola não deveria...

—————

19/05/2011 14:05

(IN) Disciplina Escolar, que historia é essa?

  Por Valentina Luzia de Jesus Atualmente a questão mais debatida pelos educadores é a disciplina e os fatores que fomenta a sua ausência no ambiente escolar. Instituída como um mito, ela é analisada através de vários ângulos, pois a sociedade na qual se estabelece o seu exercício, além...

—————

16/05/2011 13:32

Alfabetização na Educação Infantil

Por Regina Scarpa (Revista Nova Escola) A polêmica sobre ensinar ou não as crianças a ler e a escrever já na Educação Infantil tem origem em pressupostos diferentes a respeito de várias questões. Entre elas: ■ O que é alfabetização? Alguns educadores acham que é a aquisição do sistema alfabético de...

—————



>