Artigos
19/09/2012 23:02
Luciana Vieira de Barros Silva
Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar como o fenômeno da afetividade vem a interferir no processo de construção do conhecimento do sujeito, bem como, discutir a relevância da relação eu-outro no processo de promoção...
—————
11/07/2012 10:36
Marilú Mourão Pereira
O presente artigo pretende provocar uma análise e reflexão a respeito das políticas de inclusão, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios que vem sendo progressivamente defendidos em documentos nacionais e internacionais.
A inclusão é um...
—————
05/10/2011 15:06
A Revista Educação de janeiro de 2011 publica reportagem sobre a Pedagogia e suas transformações ao longo das últimas décadas, derivadas de mudanças das concepções de educação e de demandas sociais.
Nos longínquos anos 60 e 70 do século passado havia uma grande demanda pela formação de...
—————
03/06/2011 20:53
Por Sonia das Graças Oliveira Silva
Hoje em dia há a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família. A escola é uma instituição que complementa a família e juntas tornam-se lugares agradáveis para a convivência de nossos filhos e alunos. A escola não deveria...
—————
Resenhas
26/02/2012 16:01
Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.
O objetivo da resenha é guiar o leitor pelo emaranhado da...
—————
05/10/2011 14:52
José Carlos Libâneo, São Paulo: Cortez, 2005. 200p. (8. ed.)
O livro reúne textos escritos ao longo da década de 1990 por José Carlos Libâneo com a intenção de responder à pergunta que dá título à obra. Como se trata de um autor cujo pensamento é amplamente conhecido nos meios educacionais,...
—————
06/07/2011 10:10
Por Beatriz Vichessi
Lançado em 1981, este livro é um dos melhores materiais para quem quer iniciar o estudo a respeito da psicogênese da língua escrita
A investigação acadêmica organizada por Emilia Ferreiro a respeito da alfabetização, iniciada em 1979, revolucionou o jeito de...
—————
10/01/2011 14:47
Doutora em Educação pela Columbia University em Nova York, com pós-doutorado em pesquisa e ensino superior pela George Washington University, em Washington D.C. è diretora educacional do CEDHAP-Centro do Desenvolvimento Humano Aplicado, em Curitiba, atuando como conferencista e docente...
—————