Arquivo de Artigos

10/05/2011 13:23

Carl Rogers: Aprendizagem centrada na pessoa

  “O único homem que se educa é aquele que aprendeu como aprender: que aprendeu como se adaptar e mudar; que se capacitou de que nenhum conhecimento é seguro, que nenhum processo de buscar conhecimento oferece uma base de segurança”. ( ROGERS apud COELHO e JOSÉ, 1993 p.9) A teoria de Carl...

—————

22/04/2011 10:25

O Alfabeto não pode faltar

Por: Rodrigo Ratier (Revista Nova Escola)   Ferramenta indispensável nas salas de séries iniciais, o alfabeto ajuda as crianças a tirar dúvidas sobre a grafia das letras com autonomia Pendurado na parede desde o primeiro dia de aula, ele ocupa uma posição central na classe - de preferência,...

—————

21/04/2011 11:24

Alfabetizar é todo dia

 Por: Thales de Menezes com colaboração de Nina Pavan (Revista Nova Escola)   O professor deve planejar com antecedência e constantemente as atividades de leitura e escrita. Por isso, manter-se atualizado com as novas pesquisas didáticas é essencial   Alfabetizar todos os alunos nas...

—————

21/04/2011 11:18

Bullying

 Por: Orson Camargo  Colaborador Brasil Escola Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais...

—————

17/04/2011 12:14

Semana Da Educação

  A Educação é produto do trabalho dos seres humanos a qual deve responder aos desafios que diferentes contextos políticos e sociais lhe colocam. Portanto, a educação retrata, reproduz e projeta a sociedade que se quer. Partindo desse pressuposto a Faculdade do Vale do Itapecuru, através do...

—————

10/01/2011 14:47

Ação Integrada: Administração, Supervisão e Orientação Educacional - Resenha

 Doutora em Educação pela Columbia University em Nova York, com pós-doutorado em pesquisa e ensino superior pela George Washington University, em Washington D.C. è  diretora educacional do CEDHAP-Centro do Desenvolvimento Humano Aplicado, em Curitiba, atuando como conferencista e docente...

—————

09/07/2010 09:47

A Pedagogia de Projetos no Processo Ensino-Aprendizagem da Educação Infantil

Fernanda de Souza Reis Deprá Modernamente, a escola objetiva formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. Para conseguir formar este cidadão, é preciso desenvolver nos alunos a autonomia, a qual deve ser despertada desde a Educação Infantil. A Pedagogia de Projetos encontra-se como um...

—————

08/07/2010 19:42

A importancia da educação infantil

Cristiane Rogerio e Jeanne Callegari A primeira escola não existe para substituir a babá, para apenas tomar conta dele enquanto você trabalha ou para preparar a melhor Festa Junina da sua vida. A escola de educação infantil vai muito além Ei, você aí: passou do tempo de pensar que criança de 0...

—————

07/07/2010 10:57

Ensino Fundamental: O que muda?

Nova lei De acordo com a lei de número 11.274, valida a partir do inicio desse ano, o Ensino Fundamental brasileiro passa a ter nove anos. A nova série será acrescentada no início do Ensino Fundamental. As crianças, ao invés de entrar com 7 anos de idade, entram com 6. Os Objetivos O objetivo do...

—————

05/07/2010 16:16

O que é ser Pedagogo?

Desde sua origem, o Pedagogo é aquele que ensina que sabe empregar a pedagogia. Espera-se que saiba como ensinar e como mobilizar as diferentes áreas do conhecimento, para fazer educação com qualidade. Deve ser capaz de responsabilizar-se, com e como professor, pelo pleno desenvolvimento das...

—————



>