Arquivo de Artigos
07/10/2011 09:27
O professor deve entender as dificuldades dos estudantes com limitações de raciocínio e desenvolver formas criativas para auxiliá-los
Por: Cinthia Rodrigues
De todas as experiências que surgem no caminho de quem trabalha com a inclusão, receber um aluno com deficiência...
—————
05/10/2011 15:06
A Revista Educação de janeiro de 2011 publica reportagem sobre a Pedagogia e suas transformações ao longo das últimas décadas, derivadas de mudanças das concepções de educação e de demandas sociais.
Nos longínquos anos 60 e 70 do século passado havia uma grande demanda pela formação de...
—————
05/10/2011 14:52
José Carlos Libâneo, São Paulo: Cortez, 2005. 200p. (8. ed.)
O livro reúne textos escritos ao longo da década de 1990 por José Carlos Libâneo com a intenção de responder à pergunta que dá título à obra. Como se trata de um autor cujo pensamento é amplamente conhecido nos meios educacionais,...
—————
08/07/2011 09:52
Com o objetivo de socializar com a comunidade acadêmica as atividades realizadas nas disciplinas
Gestão em Instituições Escolares e Não Escolares e Literatura para Crianças e Jovens, os acadêmicos do curso de Pedagogia da Faculdade do Vale do Itapecuru, realizaram no dia 28 de junho a...
—————
06/07/2011 10:10
Por Beatriz Vichessi
Lançado em 1981, este livro é um dos melhores materiais para quem quer iniciar o estudo a respeito da psicogênese da língua escrita
A investigação acadêmica organizada por Emilia Ferreiro a respeito da alfabetização, iniciada em 1979, revolucionou o jeito de...
—————
06/07/2011 10:03
Por: Beatriz Vichessi
Esta escolha está relacionada ao processo de construção das hipóteses da escrita. Durante a alfabetização inicial, os pequenos trabalham pensando quais e quantas letras são necessárias para escrever as palavras. As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa...
—————
06/07/2011 09:52
Por Paula Takada
As crianças, os jovens e os adultos não alfabetizados formulam ideias sobre o funcionamento da língua escrita, antes mesmo de frequentarem (ou voltarem a frequentar) a escola. Essas teorias internas evoluem por meio de reflexões que o próprio aluno faz sobre o sistema de...
—————
03/06/2011 20:53
Por Sonia das Graças Oliveira Silva
Hoje em dia há a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família. A escola é uma instituição que complementa a família e juntas tornam-se lugares agradáveis para a convivência de nossos filhos e alunos. A escola não deveria...
—————
19/05/2011 14:05
Por Valentina Luzia de Jesus
Atualmente a questão mais debatida pelos educadores é a disciplina e os fatores que fomenta a sua ausência no ambiente escolar. Instituída como um mito, ela é analisada através de vários ângulos, pois a sociedade na qual se estabelece o seu exercício, além...
—————
16/05/2011 13:32
Por Regina Scarpa (Revista Nova Escola)
A polêmica sobre ensinar ou não as crianças a ler e a escrever já na Educação Infantil tem origem em pressupostos diferentes a respeito de várias questões. Entre elas:
■ O que é alfabetização? Alguns educadores acham que é a aquisição do sistema alfabético de...
—————