Arquivo de Artigos
11/07/2012 13:22
Deitado na cama dos pais, o bebê Pedro parece indiferente às tentativas dos parentes de chamar sua atenção. Observa as almofadas e outros objetos do quarto e não fixa os olhos em nenhum dos rostos sorridentes ao seu redor. Aos poucos, as brincadeiras da mãe transformam-se em pedidos...
—————
11/07/2012 10:36
Marilú Mourão Pereira
O presente artigo pretende provocar uma análise e reflexão a respeito das políticas de inclusão, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios que vem sendo progressivamente defendidos em documentos nacionais e internacionais.
A inclusão é um...
—————
11/07/2012 10:12
O coordenador pedagógico se consolida cada vez mais como formador, orientador de um trabalho coletivo e elo entre as pessoas, o projeto escolar e os conteúdos programáticos
Carmen Guerreiro
Reger a escola do século 21 não é uma tarefa para qualquer maestro. Numa época em que se...
—————
11/07/2012 10:09
Apesar da difusão do termo competências e habilidades, colocá-lo em prática na sala de aula ainda é um desafio para muitos professores
Deborah Ouchana
Com a criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 1990, o sistema educacional brasileiro começou a ganhar novos...
—————
11/07/2012 10:03
A partir da observação de uma brincadeira dos alunos no intervalo, professora cria projeto para trabalhar conceitos matemáticos com aviões de papel
Deborah Ouchana
Em uma sala de 1° ano do ensino fundamental do Colégio Vera Cruz, em São Paulo, uma das brincadeiras...
—————
11/07/2012 09:58
Docentes de educação infantil levam experiências caseiras à sala de aula para explicar conhecimentos da área de ciências; foco é interação das crianças nas situações e não suas respostas
Camila Ploennes
Pacotes de gelatina, maçã e abacaxi podem ser ingredientes de sobremesas. Mas...
—————
18/06/2012 13:42
Criar só é possível quando o cérebro detém uma grandiosa e alargada variedade de conhecimentos e informações, fazendo com que as associações de idéias, ocorram de uma forma mais fluida e direcionada. Essas associações permitirão alcançar as idéias e conceitos novos, de uma forma única e...
—————
19/03/2012 17:15
Ouvir permite às crianças ampliar o repertório cultural, aumentar a familiaridade com a língua, desenvolver o comportamento leitor e iniciar o processo formal de alfabetização
Luiza Andrade
Sempre que o professor lê para a turma, revela as múltiplas possibilidades que os textos...
—————
07/03/2012 14:35
Maria Lúcia Weiss
Na alvorada do século XXI, vemos, na sociedade, a transformação, a mudança de valores sociais e individuais e a influência direta dos meios de comunicação de massa em nosso país. Essas transformações acontecem mais perto do nosso dia-a-dia na família e na Escola. Quais as...
—————
26/02/2012 16:01
Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.
O objetivo da resenha é guiar o leitor pelo emaranhado da...
—————