Artigos
14/07/2012 10:20
Silvia M. Gasparian Colello
FEUSP
silvia.colello@uol.com.br
Se, no início da década de 80, os estudos acerca da psicogênese da língua escrita trouxeram aos educadores o entendimento de que a alfabetização, longe de ser a apropriação de um código, envolve um complexo...
—————
Reportagens
19/03/2012 17:15
Ouvir permite às crianças ampliar o repertório cultural, aumentar a familiaridade com a língua, desenvolver o comportamento leitor e iniciar o processo formal de alfabetização
Luiza Andrade
Sempre que o professor lê para a turma, revela as múltiplas possibilidades que os textos...
—————
06/07/2011 10:03
Por: Beatriz Vichessi
Esta escolha está relacionada ao processo de construção das hipóteses da escrita. Durante a alfabetização inicial, os pequenos trabalham pensando quais e quantas letras são necessárias para escrever as palavras. As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa...
—————
06/07/2011 09:52
Por Paula Takada
As crianças, os jovens e os adultos não alfabetizados formulam ideias sobre o funcionamento da língua escrita, antes mesmo de frequentarem (ou voltarem a frequentar) a escola. Essas teorias internas evoluem por meio de reflexões que o próprio aluno faz sobre o sistema de...
—————
16/05/2011 13:32
Por Regina Scarpa (Revista Nova Escola)
A polêmica sobre ensinar ou não as crianças a ler e a escrever já na Educação Infantil tem origem em pressupostos diferentes a respeito de várias questões. Entre elas:
■ O que é alfabetização? Alguns educadores acham que é a aquisição do sistema alfabético de...
—————
22/04/2011 10:25
Por: Rodrigo Ratier (Revista Nova Escola)
Ferramenta indispensável nas salas de séries iniciais, o alfabeto ajuda as crianças a tirar dúvidas sobre a grafia das letras com autonomia
Pendurado na parede desde o primeiro dia de aula, ele ocupa uma posição central na classe - de preferência,...
—————